segunda-feira, 15 de junho de 2009

Moda e Tecnologia


Carla Palmieri é Jornalista e redatora chefe do site de Moda Closetonline. Em uma entrevista exclusiva ao blog ela explica sobre o Jornalismo de Moda e as novas tecnologias.
O que faz um jornalista de moda?
Carla - O Jornalista de Moda basicamente acompanha de perto as temporadas de moda e lançamentos, indo além das meras descrições das tendências e estilos. Cerca de 20 anos atrás, o jornalismo de moda se resumia aos editoriais de revistas femininas. Hoje, a imprensa está mais preparada para entender e discutir moda. O jornalista de moda existe porque precisamos de profissionais que tenham conhecimento para abordar a questão e cobrir os eventos de forma mais profunda.

Qual a importância dessas novas tecnologias para jornalismo de moda?
Carla
– As mídias eletrônicas em geral dialogam bem com o que acontece no setor e se conectam nas mais diversas formas de expressar a moda. Nós do ClosetOnLine, vamos um pouco além, nossa filosofia é dialogar com o meio acadêmico, profissional, com a economia, com a indústria, com o marketing e não somente com o Glamour, mas principalmente com as pessoas que o habitam, afinal não é só de vestuário que a moda sobrevive.

Como é o nível de entendimento dos leitores com essa tecnologia?
Carla
- Mídias eletrônicas atualmente são mais fortes neste segmento por estar ao alcance de todos, a qualquer hora do dia. E como o mercado está sempre à procura da perspectiva original, de linguagem nova, estas mídias tornaram-se um requisito essencial no currículo de quem lida com o tratamento e transmissão de informação.

Como surgiu à necessidade de montar um portal de jornalismo de moda e o blog?
Carla – As mídias não propunham opções de informações, além do estilismo e das passarelas, criamos uma mídia eletrônica com distinção aos assuntos que nem sempre o público interessado nesta área tem acesso. Nós do ClosetOnLine criamos este espaço para trazer o verdadeiro Jornalismo de Moda. Muitos sites falam de moda, mas conhece algum que dedica a falar sobre assessoria de moda? Ou sobre um produtor de Moda? Ou publicações de moda com os maiores pensadores do assunto no Brasil? Nós fazemos isso!

O blog pode ser considerado uma forma de comunicação jornalística?
Carla - Acho que a mídia que propaga e divulga a moda tem melhorado consideravelmente nos últimos anos. Os blogs chegam com força total neste meio, conquistando lentamente o seu espaço, não mais como uma simples ferramenta de comunicação e sim estimulando pensamentos e gerando informações entre os leitores.

Como é o mercado de jornalismo de moda no Brasil?
Carla
- O profissionalismo e o reconhecimento da moda brasileira vêm atingindo significativas proporções desde os anos 90. O estabelecimento de um calendário de moda no país, a valorização da moda como negócio, a evolução do setor têxtil e a qualidade da matéria-prima nacional têm contribuído para a projeção dos designers brasileiros.O aparecimento de modelos brasileiras em vários cenários da moda mundial, evidentemente, atraiu o olhar do mundo fashion sobre nós. O mercado está aquecido para quem deseja trabalhar neste segmento e o melhor de tudo é saber que o Brasil atual pode competir com vários outros países em termos de qualidade de informação e criação.
O que levou você a seguir carreira no jornalismo de moda?
Carla - O amor pela escrita e pela moda.Meu maior desafio é diariamente me convencer que, apesar de todos os obstáculos da profissão, ainda vale a pena se preocupar em realizar um bom atendimento ao seu público. E, também, acompanhar como aquela informação está sendo absorvida pelas pessoas, ou seja, como jornalista eu procuro funcionar como um curador para meus leitores. Além disso, todos os dias eu busco sensibilidade e discernimento suficientes para selecionar informações e desejos que estão no ar.

Um comentário: